recolha monos01

INICIATIVAS

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E INCLUSÃO – ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Consiste na realização de aulas de grupo de uma ou mais modalidade desportiva, utilizando os recursos humanos e físicos que o Município e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches dispõem ao nível da atividade física. Pretende-se com esta atividade, afirmar a ideia de que a Escola é um lugar de todos e para todos e, deste modo, promover a interação entre a comunidade educativa e fomentar a adoção de estilos de vida saudáveis. O público-alvo é a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação).

saude inclusao1 saude inlusao2

PROGRAMA OLHO DE LINCE

Consiste num programa de prevenção de dificuldades de aprendizagem e estimulação dos pré-requisitos para a escolaridade. É especialmente dirigido aos alunos do último ano da educação pré-escolar e tem como principal objetivo promover o sucesso escolar aquando da entrada para o 1º ciclo. Esta iniciativa foi criada pelo recurso técnico do município da área da psicologia sendo aplicado com a colaboração direta dos recursos pedagógicos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, ao nível do pré-escolar, desde o ano de 2010/2011. Atualmente é parte integrante do plano estratégico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches para o combate ao insucesso escolar no 1º ciclo de ensino básico, tendo-se estendido à rede privada, a título gratuito, por iniciativa da autarquia.

olho de lince

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO

Projeto Junior Achievement em Penamacor surge através de uma parceria estabelecida com a organização Junior Achievement Portugal e teve início no ano letivo 2015/2016 o projeto de Educação para a Cidadania e Empreendedorismo para os alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor.
O projeto consiste na aplicação de programas educativos que desenvolvam nos alunos atitudes favoráveis à capacidade empreendedora e à educação para a cidadania, aumentando assim as expetativas em relação à escola, bem como transferir práticas e conhecimentos do mundo empresarial para as escolas promovendo iniciativas de interligação entre a escola e a estrutura económica local, como meio de desenvolvimento de competências.

junior achievement01 junior achievement21 junior achievement03

EDUCAÇÃO PARENTAL

As iniciativas no âmbito da Educação Parental surgem com o intuito de proporcionar às famílias de Penamacor momentos de discussão, partilha e distração, produtivos e inspiradores, que ajudem a refletir nos desafios do dia-a-dia familiar e contribuam para uma parentalidade mais positiva e responsável.

eparental01 eparental02 eparental03

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

No âmbito da educação para a saúde são várias as iniciativas promovidas pelo Centro de Saúde de Penamacor, inseridas no Programa Comunitário de Educação para a Saúde e no Projeto de Educação para a Saúde em parceria com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (PES).

esaude01 esaude02

------------

EDUCAÇÃO PARENTAL / ENCONTROS "CONSTRUIR FAMÍLIAS"

Integrado na 2ª edição do Projeto Famílias Felizes e no Plano de Combate ao Insucesso Escolar, proposto a financiamento ao Portugal 2020, o Município de Penamacor em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penamacor, volta a apostar na Educação Parental promovendo o Programa Construir Famílias (Family Buildings), dinamizado por Cristina Nogueira da Fonseca, Educadora Parental e Coach Familiar da Associação Quero-te Muito.

construir familias

ACADEMIA EXPLORAR E APRENDER

Leva o nome “Academia Explorar e Aprender” e é um projeto promovido pelo município de Penamacor, através do Gabinete de Ação Social e Educação, que consiste na realização de um conjunto de atividades de âmbito desportivo, educativo, cultural, artístico, tecnológico e científico, durante o período de férias escolares das crianças e jovens de idade compreendida entre os 6 e 16 anos, residentes no concelho ou aqui em gozo de férias, potenciando assim o papel da escola, os recursos endógenos da região e a realização de parcerias externas, por forma a diversificar o maior número de atividades sociopedagógicas. O projeto, que contou com a 1ª edição nos meses de julho e agosto de 2017, surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, e foi candidatado ao Portugal 2020 (Fundo Social Europeu), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce, ao mesmo tempo que responde às necessidades das crianças, jovens e pais/encarregados de educação na ocupação do tempo livre de forma ativa e saudável, numa componente de apoio à família durante os períodos de férias letivas.

academia explorar aprender banner

Ver mais / Galeria fotográfica