autarquicas2017

 
pdm2revisao

turismolazer03

termas fsaguas 2017

recolha monos01

estrategia 25

risco incendio

pre if

Geminação Penamacor-Clamart

marieclamart Clamart é uma comunidade francesa do departamento de Hauts-de-Seine, na região administrativa de Île-de-France, na periferia sudoeste de Paris, a alguns minutos da grande cidade.
A geminação foi oficialmente confirmada em 4 de Novembro de 2006, em cerimónia realizada em Clamart. Assinaram o protocolo Domingos Torrão, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, e Philippe Kaltenbach, maire de Clamart. O processo de geminação deve-se essencialmente à iniciativa da AMICAL, uma  associação local de amizade franco-portuguesa, onde, é justo que se diga, a influência da família Pires, penamacorenses da Meimoa a residir em Clamart, foi determinante.

 

Intercâmbios Realizados

4 de Novembro de 2006
Deslocação do Rancho Folclórico de Penamacor a Clamart! 

8 de Agosto de 2007
Visita de uma delegação de Clamart a Penamacor, presidida pelo maire  Phillippe Kaltenbach.

21 a 25 de Maio de 2008
Delegação de Penamacor assume participação especial na Semana de Portugal em Clamart, promovida pela AMICAL, levando um pouco do melhor que temos em  produtos tradicionais e artesanato.

Abril de 2009
Embaixada cultural de Clamart visita Penamacor, apresentando concertos corais em Meimoa e Fundão e uma sessão de música pop na Casa do Povo de Penamacor.

Dezembro de 2009
Penamacor faz-se representar no Mercado de Natal promovido pela Mairie de Clamart na rua pedonal da cidade.

Outubro de 2011
Inauguração do Jardim de Penamacor em Clamart, à passagem do 5º aniversário da geminação

Agosto de 2012
Visita do maire de Clamart a Penamacor. Atribuição do nome da cidade francesa a uma rua de Penamacor

   

12 de Outubro de 2014
Visita do novo Executivo Camarário (Presidente António Luís Soares, Vice-presidente Manuel Joaquim Robalo e Vereadora Ilídia Cruchinho) à cidade de Clamart por ocasião da sua participação no Encontro das Beiras em Paris.

visita executivo1 visita executivo2

25, 26 e 27 de Novembro de 2014
Visita a Penamacor da Presidente da Comissão de Geminação, Marie-Rose Ramarao e do Vice-presidente da Geminação entre Clamart e Penamacor, Rui-Paulo Ribeiro.

comiss geminacao1 comiss geminacao2

De 29 de Outubro a 2 de Novembro de 2015
Deslocação de uma delegação de Clamart a Penamacor para visita aos locais de maior interesse histórico, cultural e paisagístico do concelho bem como visita a empresas de produtos locais e participação em algumas das tradições populares da época (matança do porco e magustos).

del clamart1   del clamart2   del clamart3

 

Conheça mais de Clamart e dos clamartois em www.clamart.fr

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Geminação Penamacor-Valverde del Fresno

Valverde del Fresno ou do Fresno é um município raiano da Espanha na comarca da Serra de Gata, província de Cáceres, comunidade autónoma da Extremadura, de área 197 km² com população de 2547 habitantes (2007) e densidade populacional de 13,07 hab/km² e dista apenas a 32 Km. A maior parte da sua população fala um idioma da família galaico-portuguesa, denominado "Fala de Xálima".

 

O Presidente da Câmara de Penamacor, Domingos Torrão, e a alcaldesa de Valverde del Fresto, Ana Isabel López, manifestaram a intenção de celebrarem em breve um protocolo de geminação entre as duas localidades, em homenagem às fortes relações históricas entre Portugal e Espanha. Os dois autarcas vêem na geminação uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação existente.

Conheça mais de Valverde del Fresno em www.valverdedelfresno.es

 

 

 

tl bt



bm bt42
rcbpenamacor

 

artedobrar01

web gnr2017

ap livro setembro a

link exposicoes