Caros Munícipes
Depois das eleições, que sufragaram por larguíssima maioria o projeto governativo que iniciámos em 2013, é hora de pôr de lado a disputa eleitoral e de unirmos esforços para fazer face aos desafios que se nos colocam enquanto comunidade, porque é certo que os problemas e as ameaças que enfrentamos não fazem pausa, não se resolvem por si, muito menos se compadecem com calendários eleitorais. O remédio continua a ser o mesmo: continuar a trabalhar dentro da estratégia delineada, com o objetivo claro de revitalizar a economia e o tecido social do concelho.
Se tivesse que eleger uma palavra que melhor traduz a ideia subjacente ao conjunto de projetos que aí estão, alguns já no terreno, outros em fases de tramitação mais ou menos avançadas dos respetivos processos, essa palavra seria “valorizar”. Valorizar em toda a linha: desde logo na economia, valorizando os recursos, que é o que vimos fazendo na área do património, através, designadamente, da reabilitação urbana, e, em ligação com isto, de medidas complementares de apoio à valorização turística do território, com um leque abrangente de projetos, cujas candidaturas já foram submetidas, e que, no seu conjunto, visam aliciar visitantes, facilitar acessos, estruturando, promovendo e consolidando o destino Penamacor, sem esquecer os incentivos à fixação de empresas por via da disponibilização de lotes infraestruturados na Zona Industrial, cujo projeto de execução para a ampliação se encontra finalmente concluído, e continuando a apostar na promoção dos produtos locais; mas também valorizando a saúde dos munícipes, acautelando as melhores condições para a prestação dos cuidados médicos, investindo na requalificação do Centro de Saúde, como estamos a fazer, e criando novos serviços e novas valências, tanto nos domínios do diagnóstico como do tratamento. Mas a palavra “valorizar” também se aplica às parcerias, que queremos desenvolver e fortalecer com os mais diversos parceiros cuja atividade se interliga com a vida do município, seja a própria ULS, sejam as IPSSs, o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, instituições e associações em geral. Porque temos inteira consciência de que todos já somos poucos, não nos podemos permitir prescindir de ninguém. As páginas deste Boletim Informativo mais não pretendem do que espelhar um pouco do que, todos juntos, vamos fazendo em prol da nossa terra.

 

 

 

 

O Presidente da Câmara

António Luís Beites Soares

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROPRIEDADE: Câmara Municipal de Penamacor
DIRETOR: António Luís Beites Soares
COORDENAÇÃO: Joaquim Nabais
DESIGN: Vítor Gil